Artigo - Resenha do livro - Bottled and Sold, de Peter Gleick

Bottled and Sold - the story behind our obsession with bottled water, Peter Gleick

O livro foi lançado em 2010 pelo presidente do Pacific Institute, Peter Gleick, especialista em água (uso sustentável, privatização, globalização e conflitos internacionais). O autor faz uma análise do significado da existência do gigantesco mercado de água engarrafada nos EUA, buscando ir além dos argumentos econômicos e ambientais. Implicações filosóficas e ideológicas, questões que envolvem privatização de bens públicos, o direito humano à água, regulamentação, mercados livres e ética nos negócios - tudo isso está envolvido nessa discussão.

O crescimento do mercado de água engarrafada se dá por duas questões principais. A primeira está ligada à crescente dificuldade dos governos municipais em investir em infraestrutura e garantir a qualidade da água tratada (tap water), além da dificuldade em adotar uma atitude mais combativa contra o crescimento da indústria, seja através de regulamentações mais rígidas, seja através da disponibilização e manutenção de fontes públicas de água para uso da população. A segunda questão está ligada a investimentos maciços em campanhas publicitárias dedicadas a promover o consumo de água em garrafa, muitas vezes utilizando-se de argumentos questionáveis - atacando a qualidade da água de torneira e promovendo atributos como status, pureza, saúde, juventude, entre outros. E, de novo, a lentidão do poder público em coibir abusos e falsas alegações.

Existem casos citados pelo autor de várias marcas de água mineral americanas que se dizem especiais por adicionar oxigênio à água, mesmo apesar de cientificamente não existir nenhuma comprovação de benefícios da mesma.  Outras vendem promessas de emagrecimento e ainda algumas usam (pasmem) a religião como propulsor de vendas. Pérolas como a Holly Water "Água Sagrada", Kabbalah Water,  Liquid Salvation (Salvação Líquida), são alguns exemplos.

O autor cita vários exemplos dos movimentos mundiais pró tap water e indicativos de que estes ganham momentum e ameaçam o reinado das grandes corporações, que por sua vez vêm agressivamente contra-atacando. Deixo com vocês as palavras do Peter, que de certa forma resumem bem o porquê do seu livro e também explicam o que nos move para continuar - com cada vez mais empenho, nosso trabalho pela Água na Jarra:

"Some see ethical and moral reasons to fight bottled water. Some decry corporate control of such a precious and fundamentally public resource. Others reject bottled water for its economical and financial costs to the poor. Many are concerned about the environmental implications for the planet. Whatever the reason, a wide and growing range of individuals and groups - from cities, consumer groups, and environmental activists to restaurant owners, the religious community, and even politicians - have started to act to reduce and even eliminate their bottled water purchases and to influence others to do the same."

Gleick, Peter H. Bottled & Sold - The Story behind our obssession with bottled water. Island Press, 2010.

Bottled and Sold


Categoria: Artigo

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