Artigo - A Pegada Plástica

A pegada plástica

É comum nos depararmos com embalagens de produtos que antes eram feitas com materiais biodegradáveis como o papel e que agora utilizam o plástico em sua composição. É rotineiro encontrarmos produtos que durante muito tempo não eram embalados individualmente e que agora estão acondicionados em embalagens plásticas. Quem já não sentou em um restaurante onde usou guardanapo embalado em plástico, talheres feitos e acondicionados em plástico além de copos e garrafas descartáveis para beber o líquido que acompanha a refeição? Essa situação acontece na área da alimentação e de maneira geral é verificada em vários bens de consumo de diferentes indústrias. Até parece que vivemos em realidades paralelas onde as empresas dizem investir mais em sustentabilidade ao mesmo tempo em que aumentam a quantidade de plástico nos bens que produzem, ignorando o princípio básico do design sustentável de produtos.

Sem entrar no mérito das questões que podem (ou não) estar ligadas à higiene e saúde, será que não estamos errando na mão e exagerando na quantidade de plástico usada em nosso dia a dia? Os impactos diretos causados pela produção do plástico são grandes e acontecem desde a extração do petróleo e confecção do plástico, até seu transporte para o local de uso ou consumo. Além disso, sabemos que nossa indústria da reciclagem ainda é incipiente e que se são necessárias centenas de anos para a decomposição do plástico em aterros sanitários, o que torna a disposição desse material um processo de alto impacto ambiental. Se descartado diretamente nas ruas, invariavelmente o plástico encontra seu destino final nos oceanos, poluindo os ecossistemas marinhos e prejudicando seriamente os animais.

 

Existem instrumentos para medir o impacto humano sobre os ecossistemas terrestres, como a pegada ecológica que mede a quantidade de terra útil que cada ser humano necessita para sustentar seu padrão de vida atual e a pegada hidrológica, que mede a quantidade de água necessária para a produção de um determinado bem. Agora temos também a pegada plástica, que mede a quantidade de plástico usada por uma determinada indústria em suas atividades. Isso é o que propõe o Plastic Disclosure Project, uma Iniciativa pioneira direcionada às grandes indústrias visando reduzir a quantidade de plástico usada em produtos e embalagens. Existem ainda as iniciativas para sensibilizar as pessoas para a questão do exagero e mostrar que atitudes simples podem ajudar a reduzir a nossa 'pegada plástica' como consumidores. Essa é a proposta da Straw Wars (http://strawwars.org/), um trocadilho divertido com a saga Star Wars, que propõe a eliminação do uso de canudos em restaurantes, como uma forma de diminuir nosso lixo plástico gerado desnecessariamente.

 

Artigo produzido por Letycia Janot e Maria Fernanda Franco, também publicado no site Greenvana Style, disponível clicando aqui 


Categoria: Artigo

Publicado em:

 
 
© 2011 Iniciativa Água na Jarra. Todos os direitos reservados - www.aguanajarra.com.br

 Busca   |   Contate-nos   |   Cadastre-se   |
By Redbit