Artigo - A Força do Empreendedorismo Social

A Força do Empreendedorismo Social

Você já ouviu falar sobre o Empreendedorismo Social? Se não ouviu, saiba que esse é um movimento que está crescendo e é responsável por boa parte das mudanças positivas que acontecem no mundo. O Empreendedor Social é aquele cujo negócio (ou iniciativa) apresenta soluções inovadoras para problemas sociais prementes, geralmente atuando em um nicho de mercado que não é reconhecido ou trabalhado pelas empresas tradicionais. Este negócio pode ou não ter como objetivo a geração de lucros para acionistas, mas com certeza sua atividade por si só gera impactos sociais positivos, seja na forma educativa ou através de melhorias na vida de populações excluídas econômica ou socialmente.

Recentemente a cineasta brasileira Mara Mourão dirigiu um documentário sobre várias ações de Empreendedorismo Social no Mundo, o filme 'Quem Se Importa'. São contadas experiências de várias pessoas que, movidas por um sentimento de preocupação com os problemas sociais, resolveram agir para melhorá-los. As iniciativas são as mais diversas possíveis. São mostrados desde médicos do movimento Saúde e Alegria que atuam em regiões remotas da Amazônia até o banqueiro de Bangladesh que criou o microcrédito e revolucionou o acesso ao crédito para populações carentes. O que permeia todas as ações é que se tratam de pessoas com excelentes idéias e firmemente comprometidas com a prática de iniciativas que buscam o desenvolvimento humano.

No dia 29 de novembro o TEDx VilaMadá, movimento independente cujo objetivo é espalhar novas idéias, promoveu em São Paulo um evento cujo tema era 'Nosso Planeta Água'. Foram treze palestrantes, cada qual trazendo sua contribuição para a solução de problemas ligados à água. Assim como no filme, apesar das ações promovidas serem diferentes entre si, têm em comum a urgência de despertar a sociedade para a valorização e cuidado com a água.

Entre muitas estórias tocantes está a da agricultora do semiárido brasileiro cuja vida pessoal e familiar foi transformada pela instalação de uma cisterna de captação de água de chuva. Também a do médico que ao contemplar um rio descobriu que, assim como os peixes não podem viver em um curso d'água poluído, também não pode o ser humano viver em um meio ambiente degradado. E ainda a estória de um cientista que inventou um robô cuja função será a de limpar o lixo plástico dos oceanos. Cada qual mostrou à sua maneira e em diferentes dimensões - religiosa, política, social ou ambiental, o quanto vale uma boa ideia transformada em uma ação efetiva de mudança.

Artigo produzido por Letycia Janot e Maria Fernanda Franco, também publicado no site Greenvana Style, disponível clicando aqui 

                                                                   Empreendedorismo Social


Categoria: Artigo

Publicado em:

 
 
© 2011 Iniciativa Água na Jarra. Todos os direitos reservados - www.aguanajarra.com.br

 Busca   |   Contate-nos   |   Cadastre-se   |
By Redbit