Artigo - O que mostra o espelho d'água

O que mostra o espelho d'água

No final de 2012 aconteceu em São Paulo evento do TEDx VilaMadá cujo tema foi a água. Foram ao todo treze palestrantes, e fui convidada a falar sobre a experiência da ONG Igtiba e a Iniciativa Água na Jarra. Um pouco antes do evento os palestrantes se reuniram para socialização e para treinar as apresentações. Foi nesse dia que conheci o Apolo Lisboa, criador do projeto pela revitalização do Rio das Velhas, o Manuelzão. Ele se mostrava um pouco nervoso em nosso evento de confraternização e por fim não nos falamos antes das palestras. Quando o evento começou e o Apolo finalmente falou, foi de arrepiar1.

Essa semana nos encontramos em outro evento sobre Água e Florestas onde ele foi palestrante e presenteou os participantes com um discurso pragmático e inspirador. Muitas vezes não é possível traduzir em palavras o que está a flor da pele. E o que eu ouvi do Apolo nessas duas oportunidades foi a síntese perfeita de muitas inquietações pessoais. Ele diz que o rio limpo é o espelho d'água que mostra a nossa cara e da mesma forma o rio poluído mostra a mentalidade da nossa sociedade. Propõe nova maneira de pensarmos a saúde humana através de uma abordagem ecossistêmica e com base no território geográfico representado pela bacia hidrográfica. Um modelo unificado para uma visão global e integral, uma nova filosofia de vida para transformação da mentalidade humana.

Outras palestras do evento Viva a Mata também me tocaram bastante. Um estudo da SOS Mata Atlântica informa que um hectare de terra bem conservado é capaz de produzir até 10 mil litros de água. Uma pesquisa feita pela WWF no Brasil mostra que o brasileiro se preocupa bastante com o tema água, porém tem uma visão limitada do assunto e não consegue relacionar a perda florestal com o enorme risco de escassez hídrica que o desmatamento gera. Não consegue ver que sem as matas, os rios estão fadados a morrer devagarinho. Basicamente, não conseguimos 'ligar os pontos'. Nossa visão estreita nos condena e nos cega para os maiores desafios e sua urgência.

Se um rio pudesse falar, tenho certeza que teria muito para nos dizer sobre quem somos e especialmente sobre nossas aspirações enquanto sociedade. Para quem vive em São Paulo, basta olhar para o rio Tietê ou para o rio Pinheiros que, mesmo sem falar, eles nos dirão bastante. Àqueles que não conseguem ouvir, não se preocupem: o espelho d'água mostra a nossa cara.

1 para assistir à palestra, clique aqui.

Rio Pinheiros


Categoria: Artigo

Publicado em:

 
 
© 2011 Iniciativa Água na Jarra. Todos os direitos reservados - www.aguanajarra.com.br

 Busca   |   Contate-nos   |   Cadastre-se   |
By Redbit