Como Funciona o Filtro Purificador

Como Funciona o Filtro Purificador

Existem diversos tipos de aparelhos purificadores de água, com várias funções diferentes. Antes de instalar o aparelho purificador é importante saber se a residência ou estabelecimento está conectado à rede municipal de abastecimento de água. A água de poços artesianos ou de origem desconhecida pode estar contaminada, enquanto a água tratada tem a sua qualidade monitorada constantemente e está dentro dos padrões considerados aceitáveis para consumo humano, padrões esses definidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desta forma garante-se um duplo padrão de qualidade: da empresa responsável pelo tratamento da água e do aparelho purificador.

Um sistema completo de purificação da água deverá ser capaz de realizar mais de uma etapa de filtragem, garantindo uma água de excelente qualidade para o consumo, sem gosto ou odor.  Um filtro com sistema de purificação avançado deve ter as seguintes funções:

- Retirada de sólidos suspensos - como argila, areia, algas e outras impurezas;

- Retenção de contaminantes microbiológicos: bactérias, vírus, cistos;

- Retenção de elementos químicos como o cloro e a geosmina, removendo sabores e odores.

É importante que o consumidor verifique se o aparelho purificador tem a sua qualidade reconhecida por selos nacionais (Inmetro) ou internacionais que atestem o bom funcionamento e eficácia. Também é importante manter a caixa dágua sempre limpa.

Para participar da Iniciativa Água na Jarra o restaurante ou estabelecimento se compromete a utilizar aparelhos purificadores de água com qualidade certificada. Outro ponto importante é seguir as instruções de manutenção do aparelho, de modo que o elemento filtrante seja trocado com a periodicidade recomendada pelo fabricante.

Atenção: A certificação de filtros e purificadores de água pelo Inmetro é compulsória (obrigatória) e são avaliados os seguintes quesitos, classificados por grau de eficiência:

-  Eficiência de retenção de partículas

-  Eficiência de redução de cloro livre

-  Eficiência bacteriológica

Ao adquirir seu aparelho não deixe de verificar se ele possui o selo do Inmetro e qual a sua classificação nos quesitos avaliados. Dê preferência àqueles aparelhos que estejam classificados como Classe I  (nos quesitos retenção de partículas e redução de cloro livre). Para maiores informações acesse: http://www.inmetro.gov.br/

 

Veja também...

 
 
© 2011 Iniciativa Água na Jarra. Todos os direitos reservados - www.aguanajarra.com.br

 Busca   |   Contate-nos   |   Cadastre-se   |
By Redbit