Iniciativas Similares no Mundo

Iniciativas Similares no Mundo

Os impactos causados pelo consumo de água em garrafa têm chamado a atenção para um problema de dimensões mundiais. O consumo global de água em garrafa cresceu aproximadamente 5% em 2008, para 218 bilhões de litros (Zenith International). Em vários países existem iniciativas da sociedade civil para alertar sobre os crescentes riscos ambientais associados à água engarrafada. Em 2009 foi lançado um documentário americano que aborda estes riscos. Em Tapped the Movie são discutidas diversas questões como os custos ambientais ocultos inerentes ao consumo da água engarrafada, possíveis alterações da saúde humana causadas pelo BPA (bisfenol-A), contaminação dos oceanos por fragmentos plásticos, entre outros.

Em seu livro Plan B 4.0 - Mobilizing to save Civilization(¹), Lester Brown discute como é difícil se justificar a existência de uma indústria tão grande de água engarrafada em locais onde a água tratada é de boa qualidade e geralmente bem melhor monitorada do que a água engarrafada. São citados alguns exemplos de cidades como São Francisco, que baniram o uso de dinheiro público para a aquisição de água engarrafada bem como o seu consumo em imóveis municipais ou eventos patrocinados pela prefeitura. O autor conclui que diminuir o consumo da água engarrafada é uma das grandes oportunidades para se reduzir as emissões de carbono e de uso de energia.

Em Bottlemania - how water went on sale and why we bought it, Elizabeth Royte faz uma análise equilibrada do Mercado Americano, apontando vantagens e desvantagens do consumo da água de torneira (tap water) versus o consumo da água engarrafada. O livro discute, principalmente, a questão da propriedade da água e a tentativa de se transformar um direito fundamental em uma simples commoditie. Quais os impactos ambientais e sociais da super-exploração comercial da água subterrânea? Quanto as grandes corporações pagam por isso? Por que este é um mercado que se auto-regulamenta?  Por que esse mercado (água engarrafada) cresceu tanto nos últimos anos? É seguro se tomar a água de torneira nos EUA? Todas essas questões são respondidas pela autora, que realizou extensa pesquisa do mercado americano e apresentou, de forma muito coerente, a resposta para muitos pontos importantes sobre os quais todos nós deveríamos estar atentos.

Bottled and SoldBottled and Sold - the story behind our obsession with bottled water foi lançado em 2010 pelo presidente do Pacific Institute, Peter Gleick, especialista em água (uso sustentável, privatização, globalização e conflitos internacionais). O autor faz uma análise do significado da existência do gigantesco mercado de água engarrafada nos EUA, buscando ir além dos argumentos econômicos e ambientais. Implicações filosóficas e ideológicas, questões que envolvem privatização de bens públicos, o direito humano à água, regulamentação, mercados livres e ética nos negócios - tudo isso está envolvido nessa discussão. Para ler a resenha completa clique aqui.

(¹) Download disponível em Earth Policy Institute.

 

 
 

Existem muitas iniciativas mundiais voltadas exclusivamente a incentivar o consumo da água sem garrafa, entre elas: inside the Bottle, Tappening, Tapproject e Think Outside the Bottle.

Muitos restaurantes americanos, além de fornecerem a água tratada aos clientes (tap water) decidiram-se por banir a comercialização de água em garrafa em seus estabelecimentos. Um deles é o prestigiado restaurante nova-iorquino Del Posto.

No Brasil, a Câmara dos Deputados, através de seu programa EcoCâmara, implantou iniciativa para reduzir o impacto ambiental das garrafas consumidas. Só em 2009 estima-se que foram consumidos 1,5 milhão de litros de água em garrafa. Para mudar essa realidade estão sendo instalados filtros purificadores e a água tratada/purificada passará a ser servida em jarras. Clique aqui e saiba mais.

A Iniciativa Água na Jarra tem o apoio formal da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Clique aqui e veja na entrevista com o médico e ambientalista Eduardo Jorge como podemos contribuir para uma melhor qualidade ambiental da nossa cidade.

Gostou da nossa proposta e quer adotar o consumo de água tratada e purificada nos restaurantes? Ajude-nos a divulgar a Iniciativa Água na Jarra em seus restaurantes favoritos!

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