Artigo - Entrevista com o Secretário Municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

Entrevista com o Secretário Municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

1) Como incentivar os consumidores a transformar seu comportamento em direção a um estilo de vida que gere menos impactos ambientais?

Dar o exemplo pessoal ou da instituição, empresa, sindicato, etc. onde atuamos. Em uma democracia mudanças culturais devem ser incentivadas por diálogo e por normas e leis que institucionalizam e perenizam as novas posturas. O falar e o fazer devem estar coerentes e ajustados.

Se você defende a importância do uso da bicicleta para a cidade, você deve usá-la sempre que possível.

Se você defende a importância do uso do transporte público para cidade, você deve usá-lo sempre que possível.

Se você defende a importância da reciclagem e redução do lixo para a cidade, você deve começar imediatamente na sua casa, empresa ou sindicato.

É isto que a Prefeitura de São Paulo está fazendo desde 2005. Começou seu programa de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e adaptação as mudanças climáticas, sem esperar por Brasília ou pelos países industrializados. Hoje estamos neutralizando cerca de 20% das nossas emissões na cidade de São Paulo. É isto que permite a cidade falar com os cidadãos sobre o assunto e também cobrar dos outros níveis de governo e os outros países como fizemos em Copenhagen em 2009.

 

2) Qual a importância de Iniciativas como a Água na Jarra, que disseminam o consumo consciente?

O uso racional da água é um dos pontos importantes tanto na mitigação quanto na adaptação as mudanças climáticas. A iniciativa Água na Jarra permite uma ação simples, eficiente e que qualquer um de nós pode fazer hoje, agora!

É o tipo da ação que desperta a consciência e a esperança que é possível sim mudar e participar.

 

3) Porque contribuir para a redução na geração de resíduos sólidos é tão importante para uma cidade como São Paulo?

Em São Paulo nosso inventário 2005 mostra que 25% dos gases efeito estufas, são provenientes da produção e manejo do lixo. Reduzir, reciclar e reutilizar, esta é a orientação.

 

4) Quais outras recomendações da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente para o consumidor que está preocupado em diminuir o seu próprio impacto ambiental?

Já citamos ações como a redução e reciclagem do lixo, o uso racional do transporte por automóvel, o uso de transporte mais limpo, a obediência ao programa de inspeção veicular, usar energia solar, o apoio ao nosso programa municipal de arborização, o criterioso olhar nas compras do dia-a-dia, a diminuição do uso da carne na nossa alimentação diária. Enfim é possível agir. É possível vencer o desafio de viver com justiça social, cultura de paz e equilíbrio ambiental.


Categoria: Artigo

Publicado em:

 
 
© 2011 Iniciativa Água na Jarra. Todos os direitos reservados - www.aguanajarra.com.br

 Busca   |   Contate-nos   |   Cadastre-se   |
By Redbit